Notícias


Dezembro, 2016
EUCARISTIA
No dia 16 de dezembro, celebrou-se a Eucaristia de Natal no Externato Maria Auxiliadora presidida pelo Sr. Bispo D. Anacleto.



Segurança na Web

Os alunos do 8º ano realizaram nas aulas de TIC vídeos alusivos aos cuidados que devemos ter quando navegamos na web!



Troca de Postais de Natal com CEIP Carlos Ruiz 
Madrid, Espanha

Os alunos da Pré-escolar, 5.º e 6.º anos estiveram a preparar cartões de natal com mensagens escritas por eles para trocarem com alunos do CEIP Carlos Ruiz, uma escola de Madrid, Espanha. Estão todos de parabéns pelo esforço, criatividade e empenho demonstrados. Esperamos que gostem. 


Mensagem de Natal da Direção



































Novembro, 2016

Vídeo sobre a visita de estudo a Foz Côa





Apresentação do livro Pé Descalço

           O ambiente vivido durante a apresentação foi bastante descontraído, pois a comunicação de Ricardo Frade foi de tal forma cativante, que os alunos ficaram completamente "presos" e interessados a ouvir e tiveram possibilidade de questionarem o escritor das razões das suas escolhas. No final, houve a sessão de autógrafos do livro.



Magusto 2016

Magusto 2016


Contribua até ao dia 15 de novembro.
Vamos ajudar quem precisa!


Apresentação do livro Pé Descalço 
 Externato Maria Auxiliadora

        No dia 22 de novembro, o escritor Ricardo Frade virá apresentar aos alunos do 3.º ciclo o livro Pé Descalço.

Livro Ricardo Frade


Outubro, 2016

Celebração do dia do Poeta

Dia do Poeta



                                                                  
Campanha Missionária 
Sudão do Sul


Drama muito bonito cuja história tem como inspiração a triste, mas real história dos Meninos Perdidos do Sudão que, para quem não sabe, é a designação popular que se atribui aos mais de vinte mil jovens sudaneses das etnias Nuer e Dinka que ficaram órfãos ou foram  forçados a abandonar o seu país durante a 2ª Guerra Civil Sudanesa.

Vídeo do YouTube











    A República do Sudão do Sul tornou-se independente em julho de 2011. Infelizmente, o conflito ao longo de dois anos piorou a situação humanitária.

   Os cristãos aqui são perseguidos e discriminados.

   As irmãs salesianas tocam diariamente a tragédia da fome. Quando não conseguem garantir uma refeição aos alunos das suas escolas, a única para muitos deles, veem-nos em muitos casos, a desmaiar na sala de aula, porque não têm forças. Muitos deles percorrem um longo caminho a pé para chegar à escola.

     As comunidades das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no novo Estado do Sudão do Sul são: Tonj, Wau e Juba-Gumba. Trabalham em  jardim de infância, escolas de 1º Ciclo e ensino médio, o centro juvenil diário, catequese, atividades paroquiais, a promoção da mulher, um dispensário e cuidados de saúde nas aldeias.


Setembro,2016

 
Reunião de Pais e Encarregados de Educação Pré-Escolar
Dia 07 de outubro- 18h15

Reunião de Pais e Encarregados de Educação 2.º e 3.º Ciclos
Dia 30 de setembro - 21h

      No dia 30 de setembro, pelas 21h, realizar-se-á a reunião com o Diretor de Turma e os Encarregados de Educação dos alunos do 2.º e 3.º Ciclos.



Início do Ano Letivo
Pré-escolar- 5 de setembro 2016
2º e 3º ciclo- 12 de setembro 2016- das 9h00 às 15h30




Janeiro,2016



DIA DE D.BOSCO

Após a celebração da missa em S. Domingos, a hora do recreio do almoço foi vivida como Pátio Salesiano.



Meus queridos Jovens: DEIXEM-SE CONQUISTAR POR JESUS

 

Mensagem do Reitor-Mor na festa de Dom Bosco,

aos jovens e às jovens de todas as Presenças Salesianas no Mundo (ver aqui)




27 de janeiro- DIA INTERNACIONAL DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

    No dia 27/01/2016 a nossa escola lembrou o dia internacional das vítimas do Holocausto. Neste dia, as tropas russas entraram em Auschwitz e libertaram o campo de concentração. Milhões de pessoas morreram e a nossa escola não as quis esquecer. Nem a elas, nem a todos que sobreviveram ou que ajudaram a sobreviver. Assim, após a visualização de uma apresentação e a audição de dois testemunhos de sobreviventes dos campos de concentração, cada turma acendeu uma vela no memorial construído e usou a pulseira entregue que nos pede: Mantém viva a Memória!




História de Irena Sandler (clicar aqui)



dezembro, 2015

Festa de Natal

No último dia de aulas do 1.º período, dia 17 de dezembro, pelas 18h30, realizou-se a festa de Natal do Externato Maria Auxiliadora, a qual consistiu numa dramatização do conto “O Príncipe Feliz”, de Óscar Wilde. Apesar de este espectáculo ter envolvido toda a comunidade educativa, os alunos das várias turmas foram, indubitavelmente, os grandes protagonistas, transmitindo uma mensagem natalícia de esperança, fé, alegria e plenitude e exortando a que todos tenham no coração a brilhante luz de Cristo e a ternura e a alegria da Família de Nazaré.


Inscrição na Feira de Ciências - Alunos do 1º ciclo


E falta pouco mais de um mês para a Feira de Ciências no Externato Maria Auxiliadora. Os trabalhos vão sendo desenvolvidos a todo o vapor!

 Os encarregados de educação deverão inscrever os trabalhos dos seus educandos - que frequentam o 1º ciclo -, de modo a que possamos tratar da logística necessária.

 Inscrição aqui

 O nosso mais sincero agradecimento pelo envolvimento e colaboração neste projeto.

 A organização




Início do Ano Extraordinário da Misericórdia
 8 DEZ. 2015 || 20 NOV. 2016

(ver mais em área educativa-pastoral/ pastoral)



Corta-mato


Realizou-se esta terça-feira, dia 1de dezembro, o corta-mato escolar. Apesar do frio que se faz sentir nesta altura do ano, o sol brindou-nos com uma tarde maravilhosa e a atividade foi um êxito. Os alunos envolvidos empenharam-se ao máximo e puderam aplicar o que aprenderam nas aulas de educação física. Os primeiros classificados vão ter a oportunidade de representar a escola no corta-mato distrital.
Parabéns a todos os participantes e a todos os vencedores.


novembro,2015
Halloween no EMA

Nos dias 2, 3 e 4 de novembro, os alunos dos 2º e 3º ciclos participaram com alegria e dedicação na exposição anual do Halloween. Esta atividade, no âmbito da disciplina de Inglês, apelou à criatividade dos alunos e dela resultou a decoração de abóboras, vassouras e colheres de pau alusivas ao tema.

Posteriormente, foi efetuado um concurso. A decisão foi difícil visto que todos os trabalhos revelaram grande originalidade. Acabaram por sair vencedores: a Mariana Miranda (6º B) com a abóbora, a Carolina Casanova (6º A) com a vassoura e a Marta Valença (6º A) com a colher de pau.

Viveu-se um espírito de convívio e partilha pelo que agradecemos a colaboração de todos!

  

outubro, 2015


VISITA DE ESTUDO A AVEIRO



No dia 29 de outubro, os alunos do Pré- escolar ao 9º ano, acompanhados pelos professores, realizaram uma visita de estudo a Aveiro.

Da parte da manhã os alunos, divididos por grupos, realizaram workshops diversificados,  na Fábrica - Centro Ciência Viva: alunos do Pré-escolar passaram pelas seguintes atividades: Exposições: Aprender Ciência a Brincar- Uma Experiência Indiana; Narrativa e Ciência: na barriga do caracol; A cozinha é um laboratório: do grão ao pão; Laboratório: faz a tua pasta de dentes; Exposição: Sítio dos Robôs.

Os alunos do 2º e 3ºciclos realizaram as seguintes atividades: A cozinha é um laboratório: do grão ao pão; Laboratório: Faz a tua pasta de dentes; Exposição: Sítio dos Robôs e Robótica: oficina de Robôs.

Da parte da tarde, os alunos do 2º e 3ºciclos deslocaram-se à Universidade de Aveiro para a apresentação do espetáculo «Circo Matemático» preparado por professores universitários do departamento de Matemática. Uma atividade bastante interativa e de muita magia.

Ao final do dia, houve a possibilidade de se ver os moliceiros na ria de Aveiro, as salinas e comprar o doce regional da cidade, Ovos-moles.




ASSOCIAÇÃO DE PAIS - APEEEMA

No dia 22 de outubro às 21h00, na Assembleia Geral, foi feita a eleição dos Órgãos Sociais da mesma. (Consulte aqui) . A Direção da escola felicita os membros Associação e está sempre aberta para colaborar.



Campanha Missionária 2015

Conheça o projeto em Pastoral- Missões


setembro,2015

24 de setembro 2015

Aniversário da Escola: 39 anos dedicados à missão educativa segundo o carisma e o sistema educativo de D: Bosco. Como Comunidade Educativa celebramos a Eucaristia, presidida pelo Padre Renato, que convidou a escutar a Palavra de Deus com mais atenção e a pô-la em prática no dia-a-dia.

Para além do aniversário da escola, a eucaristia foi o momento para assinalar a abertura do ano letivo. Ano letivo que confiamos a Nossa Senhora Auxiliadora. Ela, a Mãe e Mestra de D. Bosco, será a nossa Mãe e Mestra na vida da escola e nas relações fraternas.








14 de setembro 2015

Dia de apresentação da Comunidade Educativa e rampa de lançamento para mais um ano letivo.

Caras novas, alegria por encontrar de novo os amigos e colegas, abraços e muita conversa para pôr em dia. A casa voltou a encher-se de alegria, de sorrisos e muita animação.

Às 9h20, reunidos no salão, cantou-se o Hino da Escola, a Ir. Anita, Diretora da Escola, deu as boas vindas e, como não podia deixar de ser, tivemos o bom dia: a história A águia e as galinhas. O convite e o desafio a voarmos mais alto, a olhar mais além, na descoberta da nossa natureza, da nossa pessoa, sermos aquilo que somos. Como a águia. (ver história)

Empenho: lançar-se sem medo, caminhar até à meta, olhar mais além, com confiança, amando este mundo, esta vida que é campo que esconde um tesouro.

BOM ANO LETIVO PARA TODOS. DESAFIA-TE!





junho, 2015




Provas Finais do 9º ano
Média do Externato Maria Auxiliadora VS Média Nacional



Pela terceira vez consecutiva, Externato Maria Auxiliadora vence na modalidade de ensaio no Prémio Escolar António Manuel Couto Viana


A aluna Mariana Ribeiro do 7ºA ganhou a quinta edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, na modalidade de ensaio do 3º Ciclo do Concurso.

A entrega decorreu no dia 13 de junho na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, onde estiveram presentes além dos júris, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa e a Vereadora da Educação, Maria José Guerreiro.


O concurso tem como objetivo dar a conhecer a obra literária do escritor vianense António Manuel Couto Viana (escritor, autor de literatura infantil, poeta, ensaísta, tradutor e dramaturgo) e premiar produções literárias e artísticas de estudantes da comunidade escolar vianense. 

Na sessão, foi apresentado o livro que reunia os trabalhos premiados nas diferentes modalidades: conto, poesia, ensaio e ilustração, desde 2011 até 2015. 

Parabéns, Mariana.







maio, 2015


Médias do Externato Maria Auxiliadora das Provas Finais do 6º ano 

VS

Média Nacional



Concurso Lendas do Alto Minho

A apresentação do vencedor na categoria de Banda Desenhada, 2º Ciclo, no Concurso Lendas do Minho.


Sons da História


Os alunos do 5º ano, nas aulas de História e Geografia de Portugal, estudaram o tema da Expansão Marítima. Para conhecer diversos factos que explicam a  Expansão, cada aluno ficou responsável por pesquisar um subtema. Após a pesquisa,  gravaram um episódio áudio e ilustraram o seu tema com um desenho e com a colaboração da professora criaram um podcast que chamaram 'Sons da História'. Visitem-nos aqui!



Cálculo Mental

No presente ano letivo realizou-se o campeonato de Calculo Mental que se dividiu em três fases. Numa primeira fase, participaram neste jogo cinquenta e quatro alunos, tendo sido apurados trinta e quatro para a fase seguinte, 19 do 2º ciclo e 15 do 3º ciclo. Na 2ª fase, ficaram apurados 22 alunos, 13 do 2º ciclo e 9 do 3º ciclo. A terceira e última fase realizou-se no passado dia 9 de junho de dois e mil e quinze, numa das salas do Externato. A emoção e a ansiedade era muita, quer por parte dos participantes, quer pelos seus apoiantes. De uma primeira eliminatória apurou-se os melhores jogadores de cada grupo, tendo sido apurados três alunos do 2º ciclo e dois alunos do 3º ciclo.

Chega então o momento mais esperado… apurar os vencedores de cada ciclo. Foram momentos de grande tensão e nervosismo, mas eis que o sino toca e os vencedores são apurados: Pedro Almeida, do 5ºA e Inês Martins, do 9ºA. Parabéns aos dois vencedores e a todos os que participaram, pois sem eles este campeonato não se realizaria.

O departamento de Matemática também não queria deixar de agradecer a todos os alunos e professores que colaboraram no papel de júris, sem a sua ajuda preciosa seria complicado a realização do campeonato. Muito obrigada a todos…

A entrega dos prémios realizou-se no dia 12 de junho, na capela do Externato, perante todos os alunos da escola. 

Parabéns!... E para o ano… há mais!...

                      





Concurso Uma Aventura...Literária 2015


      No dia 12 de junho de 2015, pelas 12h15, na Capela do Externato Maria Auxiliadora decorreu a entrega dos prémios do Concurso Uma Aventura ...Literária 2015. 
      Este ano foram a concurso 10.278 trabalhos individuais e de grupo, de centenas de escolas do ensino básico e secundário de todo o país. No âmbito da disciplina de Português, vários alunos do Externato Maria Auxiliadora conquistaram prémios, devido à qualidade do trabalho enviado sobre o penúltimo livro lançado desta famosa coleção, Uma Aventura na Casa da Lagoa. Além do certificado e do cheque-livro, verão a sua crítica publicada num livro da coleção Uma Aventura. Para alguns, será a primeira vez que tornarão público o trabalho que fizeram.
      Parabéns a todos os alunos que participaram, mas especialmente aos que viram o seu trabalho reconhecido pelo júri. Os que venceram na modalidade de crítica foram:
      



Parabéns, Gabriel Alves,

     
No dia 5 de junho, decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo o anúncio dos resultados e respetiva entrega dos prémios do Concurso Escolar “Lendas do Alto Minho 2020”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.

No total foram rececionados 148 trabalhos de 33 estabelecimentos educativos ou privados. A temática do concurso incidiu na adaptação de uma lenda do Alto Minho em Banda Desenhada. O aluno Gabriel Alves do 6º A ganhou o 1º prémio do 2º Ciclo, em Banda Desenhada. A quem desejamos muitos parabéns.

A seleção dos trabalhos vencedores foi realizada por um júri independente, constituído por elementos com reconhecido mérito ou experiência empírica nas várias formas de expressão artística que integraram o concurso, nomeadamente, Álvaro Campelo, professor da Universidade Fernando Pessoa e autor do livro "Lendas do Vale do Minho", editado pela Associação de Municípios do Vale do Minho, em 2002; Ricardo Rodrigues, partner e CEO da Blisq Creative, agência de comunicação e design; e Francisco Trabulo, docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, na área das Artes Plásticas. 






FEIRA DE CIÊNCIAS

No passado dia 25 de maio decorreu, no Seminário de Viana do Castelo, a Feira de Ciências, Hands on Science 2015. O Externato Maria Auxiliadora foi representado por quatro grupos de alunos da turma do 6ºano, que apresentaram quatro projetos desenvolvidos ao longo deste ano letivo, sendo que um dos projetos “Barco solar” arrecadou o 1º lugar, na respetiva categoria. Os alunos de 5º ano também estiveram presentes como visitantes, o que lhes possibilitou um contacto com esta realidade incutindo-lhes ainda mais o gosto pelas ciências.

Parabéns a todos os alunos que se envolveram na concretização e apresentação dos projetos ao público, de forma bastante entusiasta. 


PEREGRINAÇÃO DAS ESCOLAS FMA A FÁTIMA
1 de junho



Dia 1 de junho: a cor e a alegria do encontro com todas as Comunidades Educativas das Escolas Salesianas - FMA- em Fátima.

O dia decorreu tranquilo: oração do terço na Capelinha das Aparições seguida de atividades para os vários anos de escolaridade.

Da parte da tarde celebrou-se a Eucaristia cuja animação musical foi entregue à nossa escola e ao Externato S. João Bosco.

Pela participação de todos, pelo convívio e animação neste dia de Ação de Graças pelos 75 anos da presença das Filhas de Maria Auxiliadora em Portugal, a nossa gratidão por vivermos a aventura da educação juntos.




EXPOSIÇÃO «PEQUENOS ARTISTAS» - 8 a 14 de junho
Estação Viana Shopping




PROGRAMA DE FÉRIAS


abril, 2015



SuperTmatik
Parabéns






INICIATIVA

DIA 29 DE ABRIL

DIA AZUL MAKE- A -WISH


A Make-A-Wish Portugal, IPSS com a missão de realizar o desejo de crianças e jovens, dos 3 aos 18 anos, que sofram de uma doença que coloca em risco a sua vida, vem por este meio convidá-lo a fazer parte do Dia Azul Make-A-Wish.

O Dia Azul Make-A-Wish procura assinalar o 35º aniversário Mundial da Fundação Make-A-Wish e a celebração dos 500 desejos realizados em Portugal. (SITE)

O Dia Azul Make-A-Wish pretende ser uma dinâmica de envolvimento da comunidade escolar com a missão da instituição, através do incentivo para utilização de uma peça de roupa azul no dia 29 de Abril - Dia Mundial da Make-A-Wish Portugal, e a escrever o seu maior desejo/objetivo de vida num autocolante Make-A-Wish Portugal que será colocado numa parede da escola, destinada para o efeito, no dia 29 de Abril. 

Paralelamente, os encarregados de educação são também convidados a participar através de donativos que reverterão a favor da Make-A-Wish recebendo uma pulseira dos desejos em troca de cada donativo de cada doação de 1€ (ou mais).


Concurso - Uma Aventura Literária 2015


Notícias - Desporto escolar - ver





52ª Semana de Oração Pelas Vocações

19 a 26 de abril 2015

ver mais






Rescaldo de hoje... dia 11 de abril

A tarde do dia 11/05/2015 foi vivida intensamente por toda a comunidade educativa do Externato Maria Auxiliadora. Professores e funcionários prepararam uma tarde enriquecedora para todos os alunos que desejaram conhecer a nossa escola e perceber porque é que ela é uma escola de exigência, segurança e acompanhamento.
Os alunos, em grupo e acompanhados por um guia (alunos do 5ºano), partilharam com 'Sofia' o seu desejo de querer conhecer a nova escola: o que ia encontrar? que desafios enfrentar? Como superar? Com quem contar?
Estas inquietações foram sendo resolvidas ao longo de uma apaixonante caça ao tesouro. As pistas conquistadas revelaram o que precisa cada jovem para se tornar numa pessoa plena...
E isso é a motivação de cada educador desta casa.
Bem-vindos! Estamos cá para vós!

'Ela é quem tudo fez...'


Gira Volei







março, 2015


ESCOLA ABERTA - para alunos que frequentam o  4º ano

Para conhecer, jogar e aprender. Esperamos por ti!



FESTA DA GRATIDÃO


11º Campeonato de Jogos Matemáticos na UTAD

6 dos nossos alunos - Mafalda Dias, 5ºA, Francisco Gonçalves, 5ºB, Afonso Calçada, 5ºB, Marta Cristo, Ana Parreira e Inês Meira do 9º ano participaram neste campeonato em Vila Real. Uma experiência muito boa e todos eles estão de parabéns.


fevereiro, 2015



Caminhada da Quaresma

Neste tempo forte da quaresma propõe-se a todos uma caminhada ao interior de si mesmo, que se faça deste tempo um verdadeiro tempo de encontro com Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Somos desafiados a aprofundar a escuta e a oração, confrontando-nos com as nossas insistências e desistências, com os conflitos do mundo, com a preguiça, o orgulho e a inveja.


Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma (ver aqui)

1ª semana: 23 a 27 de fevereiro

Com base no evangelho do 1º Domingo da Quaresma apelamos à vivência do primeiro desafio semanal: Converte-te e acredita no Evangelho!


Oração:

Meu Deus, escuta a minha oração e fortalece o meu coração.

Quero escutar, sem medos, o que Tens para me dizer e quero entender o Teu amor,

muitas vezes refletido nos outros.

Abre todos os meus sentidos a Ti, quer no silêncio da noite ou nas cores do dia,

no mais alto dos montes ou na tranquilidade do meu coração.

Quero ter-te sempre presente no meu pensamento.

Ajuda-me, Senhor, a continuar a seguir-Te,

mesmo quando algumas vezes não entendo aquilo que pedes de mim.

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.


Dia da Internet Segura no EMA

Na terça feira, a nossa escola assinalou o Dia da Internet segura que mundialmente se comemora em Fevereiro. No âmbito da discilina de TIC, foi nossa intenção lembrar e sensibilizar os nossos alunos para os cuidados que devem ter na utilização da Internet, quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista da preservação da identidade pessoal. Nesta ação de sensibilização participaram dois agentes da PSP do Comando distrital de Viana do Castelo que alertaram para vários perigos e aconselharam sobre o modo de navegar na web em segurança porque 'Juntos vamos criar uma internet melhor"!.


janeiro, 2015



Dia de D. Bosco

Na passada sexta feira comemoramos o dia de D. Bosco, Pai e Mestre dos Jovens. Para o lembrar e mostrar que somos hoje os jovens que ele acolheu, bons cristãos e honestos cidadãos, celebramos a Eucaristia na Igreja de S. Domingos.
A Eucaristia, preparada pelos alunos do Externato Maria Auxiliadora e do Externato S. João Bosco, foi um belo momento de oração que além de alunos, professores e funcionários pôde contar com a presença de muitos pais e avós que a nós se juntaram.
E porque era um dia de festa, a festa continuou da parte da tarde! Mesmo numa tarde chuvosa, os alunos do Externato Maria Auxiliadora puderam visitar o povoado castrejo de S. Lourenço - Esposende e consolidar muitos dos conhecimentos já adquiridos nas aulas de História e de Ciências Naturais.



Aprende-se História assim...

Nas aulas de História e Geografia de Portugal a professora ensinou-nos a formação do reino de Portugal. Como gostamos muito de estudar essa matéria a professora propôs-nos um desafio: criar uma letra original sobre esta matéria para uma música conhecida.

Queremos partilhar convosco as letras que realizamos e também a nossa canção.

Esperamos que gostem!

Áudio 1  Letra 1 | Áudio 2 Letra 2 | Áudio 3 Letra 3 | Áudio 4 Letra 4

Áudio 1 Letra 1 | Áudio 2 Letra 2 | Áudio 3 Letra  3 | Áudio 4 Letra 4



Momento de encontro e oração

Vem celebrar connosco o dom da presença de D. Bosco nas nossas vidas, do seu carisma e espiritualidade. Contamos com todos os amigos de D. Bosco.


PARLAMENTO DOS JOVENS - BÁSICO


Sessão Escolar

«Combate ao Insucesso escolar» foi o tema escolhido para este ano pelo Programa Parlamento dos Jovens para o Ensino Básico. O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade.

A nossa escola, estendo inscrita no programa, realizou dia 19 de janeiro das 10h40 às 13h00 a Sessão Escolar. A sessão teve a presença do deputado Eduardo Teixeira que partilhou com os alunos e educadores as competências da Assembleia da República, como são eleitos os deputados, como funcionam as comissões parlamentares, as sessões parlamentares e outros aspetos relacionados com os trabalhos do Parlamento. Um bem-haja pela sua dedicação e missão ao serviço de todos nós, cidadãos de Portugal.

Após a partilha, alguns alunos colocaram questões e em seguida a presidente da Assembleia prosseguiu com os trabalhos: apresentação das propostas das listas (ao todo seis listas).


Depois da apresentação das medidas por parte dos alunos eleitos, abriu-se o diálogo para a discussão das mesmas. Um diálogo bastante aceso, de partilha e defesa de ideias. Em seguida passou-se à votação da lista que iria representar a escola a nível distrital e venceu a lista F. Também foram eleitos os alunos para a sessão distrital: Mariana Mota, 7º ano, Marta Cristo, 9º ano e Ana Parreira, 9º ano, como suplente.


Agradecemos a todos os que participaram nesta IIª Sessão Escolar, aos professores que apoiaram e refletiram com os alunos sobre o tema e a quem tratou da logística desta sessão.

Bem-haja a todos.

















Como D. Bosco, com os jovens, para os jovens - Formação Salesiana

No dia 17 de janeiro, a Comunidade Educativa do Externato Maria Auxiliadora deslocou-se a Fátima para a apresentação do Lema do Reitor-Mor para este presente ano. Depois de um caloroso acolhimento, assistiu-se de forma atenta e ansiosa à apresentação do tema da Estreia “Como Dom Bosco, com os jovens, para os jovens” pela Provincial das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Maria das Dores, e pelo Provincial dos Salesianas, Padre Artur. O Padre Angel Fernández Artime, como Reitor-Mor, reiterou a necessidade de resgatar a essência do carisma salesiano, isto é, ser salesianos mais autênticos, dando atenção e privilegiando os jovens, especialmente os mais pobres, tal como D. Bosco faria nos dias de hoje. No final da apresentação, foi apresentado um vídeo de lançamento da Estreia 2015, onde se elencou as intenções do texto, reavivar a missão iniciada por Dom Bosco: estar no meio dos jovens, conhecer o seu mundo, despertar neles o sentido de Deus e incentivá-los a serem os protagonistas das suas próprias vidas. A este momento, seguiu-se uma eucaristia na Capela da Morte do Senhor, cuja animação esteve a cargo do grupo coral do Colégio Salesiano de Poiares, que nos presenteou com músicas bastante alegres.

Na segunda parte do dia, que se seguiu ao almoço, assistiu-se a uma mesa redonda “Como Dom Bosco, com os jovens, para os jovens” a qual proporcionou uma escuta e partilha de testemunhos e sinais de vários membros da família salesiana.

No final do dia, foi tempo de regressar a casa com a certeza de virmos mais fortalecidos para continuar a missão que Dom Bosco nos confiou.


75 Anos de presença Salesiana em Portugal

Saiba mais...

dezembro, 2014




Festa de Natal do EMA


Foto Matias Novo


No dia 16 de dezembro, pelas 9h30 celebrou-se a Eucaristia de Natal com a presença de toda a Comunidade Educativa.

Pelas 18 horas, os alunos do Externato Maria Auxiliadora representaram para a Comunidade Educativa a peça de teatro adaptado do conto: A menina dos fósforos de Hans Christian Andersen.

Viveram-se momentos calorosos repletos de partilha, onde os valores da alegria, do amor, da esperança, da amizade, da generosidade, da gratidão e da família foram relembrados.

A festa teve a participação entusiasta do coro de pais que também abrilhantou a festa de Natal.

Obrigada a cada um pela entrega e dedicação para que o espirito de Natal esteja sempre presente na vida de cada um.


Corta mato

Realizou-se esta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o corta-mato escolar. Apesar do frio que se faz sentir nesta altura do ano, o sol brindou-nos com uma tarde maravilhosa e a atividade foi um êxito. Os alunos envolvidos empenharam-se ao máximo e puderam aplicar o que aprenderam nas aulas de educação física. Os primeiros classificados vão ter a oportunidade de representar a escola no corta-mato distrital, que se vai realizar em Caminha no dia 6 de fevereiro.
Parabéns a todos os participantes e a todos os vencedores.


Tell me a story/ Raconte-moi une

histoire


No dia 27 de novembro alguns alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos deslocaram-se ao Externato S. João Bosco, no âmbito do projeto Aprende mais, partilha saberes, com a finalidade de contarem uma história em Inglês e outra em Francês aos alunos do 4º ano desse estabelecimento. Foi uma tarde vivida com muita alegria, partilha de saberes e vivências. Os alunos gostaram imenso da experiência, demonstrando uma enorme vontade de repetir e dar continuidade ao projeto.


1 de Dezembro, Restauração da Independência


Os alunos da turma do 8º ano estudaram recentemente o contexto social, económico e político que envolveu a perda da independência de Portugal para Espanha no século XVI. Com o objetivo de assinalar a data, a turma preparou a encenação de uma peça teatral alusiva a esse período histórico.


Com a consciência de que um povo se constrói com base numa identidade que se suporta na memória coletiva, para a qual o contributo da História é fundamental, os alunos do 8º ano não quiseram descurar este momento histórico, fazendo assinalar uma memória que é de todos. No final da representação, os alunos distribuíram pela comunidade um 'marcador de livros' que visava relembrar a nossa história e orgulhar-se das conquistas do passado!



Ano de Vida Consagrada


O ano 2015, dedicado pelo Papa Francisco à vida consagrada em toda a Igreja, tem como objetivos  fazer memória, com gratidão; viver o presente, com paixão; abraçar o futuro, com esperança.

Um tempo de celebração e de oração por todos aqueles que escolheram seguir Jesus Cristo mais de perto e servem o próximo na missão que lhes é confiada.





Jogos de História

Os alunos da turma do 6º ano estudaram recentemente de que modo as invasões francesas permitiram a revolução liberal portuguesa e o impacto desta no reino.

Para saber mais sobre este tema, os alunos foram convidados a criar um jogo digital. Para isso, os alunos pensaram nas perguntas, sabiam as respostas e construíram o jogo com recurso ao software La Vouivre.

Podem ver o resultado aqui, jogando!



A Professora de História


Obrigada!
novembro, 214


outubro, 2014


Jogos Matemáticos

Este ano letivo o departamento de Matemática decidiu participar no concurso “Jogos Matemáticos”, concurso este que é promovido pela associação de Professores de Matemática (APM) e pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). Os alunos são convidados a jogar jogos de tabuleiro, onde a estratégia, raciocínio e a lógica estão muito presentes. Estes três saberes são uma das chaves para obter sucesso em Matemática.


Para que os alunos possam participar de forma positiva e com grandes hipóteses de ganhar na final, que decorrerá em Vila Real, a 6 de Março de 2015, o departamento propôs treinos, às terças-feiras, das 13h50 às 14h25. A adesão dos participantes é bastante positiva e o entusiasmo é bastante notório. Os alunos jogam com alunos do mesmo nível de ensino, com alunos de nível diferente e, às vezes, até jogam alunos do 2º ciclo com alunos do 3º ciclo. É uma satisfação muito grande constatar a alegria, o empenho e o entusiasmo dos participantes. O ânimo é tão grande que os alunos são os primeiros a desafiar as professoras a jogar com eles. É um momento muito bem passado, onde alunos e professores convivem e, acima de tudo, os alunos conseguem ver o outro lado da Matemática.

Bem… Não se esqueçam… para a semana há mais! J

As professoras de Matemática





Alunos do EMA reconstroem a odisseia dos navegadores portugueses...

E finalmente o grande dia da visita de estudo chegou! Os alunos do Externato Maria Auxiliadora foram ao Parque Temático e Interativo World of Discoveries dedicado à fantástica odisseia dos Descobrimentos Portugueses e ao Museu de Serralves.

No World of Discoveries, os alunos visitaram o parque temático em turmas divididas de acordo com a temática que lhes coube (escolhidas de acordo com o projecto interdisciplinar definido). Assim, os 5º  e o 8º ano – Descobrimentos portugueses, 6º e 7º anos – Biodiversidade e 9º ano – Língua Portuguesa no mundo. A visita foi monitorizada por guias vestidos a rigor que conduziram os alunos por salas temáticas. A visita incluiu uma viagem a bordo de caravelas para observar os cenários da época (séculos XV e XVI), construídos em 3D.


Após a visita os alunos almoçam na casa juvenil de D. Bosco (em Contumil) e da parte da tarde realizam uma oficina de artes diferente para cada ano de escolaridade no Museu de Serralves. Assim, o 5ºA e 5ºB participaram na oficina ‘Arquitetura'; o 6º ano na oficina ‘Mãos à Tinta’; o 7º ano ‘Exposição da coleção’ e os 8º e 9º anos realizaram a oficina ‘Encontro no museu: arte contemporânea e arquitetura’.



    Apesar do dia chuvoso que se fez notar, a animação e boa disposição foram constantes. A avaliar pelo interesse e empenho demonstrados estamos em crer que foi possível proporcionar a transferência de conhecimentos apreendidos nas aulas para os espaços visitados pelo que se revela como uma visita a repetir!




Mês Missionário
Campanha missionária - FMA


Presença das Filhas de Maria Auxiliadora na Província de Santa Teresinha (Manaus - Brasil)
A Província das FMA “de Santa Teresinha, no Brasil, com sede em Manaus, nasceu oficialmente no dia 24 de dezembro de 2005.

É uma presença missionária que exprime o amor de Deus a todos os jovens, especialmente os mais abandonados, assim como sonhou São João Bosco. A missão educativa desenvolve-se no Centro Educacional Santa Teresinha, em Manaus, nas Escolas do Estado e nas demais presenças das Filhas de Maria Auxiliadora no Alto e Médio Rio Negro. Em São Gabriel existe a Obra Social Casa da Menina Feliz, em língua nheengatu “Kunhanta Uka Suri”, que acolhe meninas em situação social de vulnerabilidade, vítimas de diversas formas de abuso e violência.

Em 2007, a convite do povo Yanomami, iniciaram uma comunidade junto a este povo, contribuindo no processo de alfabetização bilíngue de crianças e jovens. Hoje, a presença das Filhas de Maria Auxiliadora tem o rosto indígena, branco, negro, caboclo, de todas as raças que desejam estar na Amazónia como quem serve, como um sinal do amor de Deus que se antecipa a nós, um Deus presente no meio do povo sofredor desta imensa região para que todos tenham vida em abundância.





setembro, 2014




Ler +



julho, 2014


Capítulo Geral -  Filhas de Maria Auxiliadora
22 de setembro - 15 de novembro



SER COM OS JOVENS CASA QUE EVANGELIZA
(ver links- Instituto)


 BICENTENÁRIO DE DOM BOSCO
1815- 2015
 16 DE AGOSTO 2015



visite o site oficial





junho, 2014




Os Pequenos Artistas são uma atividade que surgiu no Externato Maria Auxiliadora no ano letivo de 2000/2001, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica.

A questão é a de cada um ser capaz de desenvolver competências que promovam o seu envolvimento artístico, o seu auto­conhecimento, a criação de linguagens inovadoras que ultrapassem as normas convencionais, o conhecimento histórico, cultural e a argumentação.

Para tal é dada ao aluno a oportunidade de ver para fazer e fazer para ver.

Esperamos por si



ATIVIDADES DE FÉRIAS


O Programa de Férias este ano foi organizado em conjunto - Externato Maria Auxiliadora (EMA) e Externato S. João Bosco (ESJB) e contará com a presença e orientação dos educadores das duas escolas salesianas.
Pode-se adquirir o nº de semanas que se desejar.

Locais: Externato Maria Auxiliadora (EMA) e Externato S. João Bosco (ESJB)

Horário das atividades: 09h00- 16h30/ 17h00

Informações/ Inscrições/ Pagamento

Secretaria do Externato Maria Auxiliadora (2.º e 3.º ciclos)










maio, 2014


Parabéns aos atletas e treinadores






Atividades para alunos do 4ºano que frequentarão o 2º ciclo no ano letivo 2014/ 2015






abril, 2014


Uma Santa Páscoa a toda a Comunidade Educativa






Encontro com a escritora Julie Hodgson

    Os alunos do 3.º CEB tiveram a oportunidade de conhecer melhor a escritora britânica Julie Hodgson, que veio ao Externato Maria Auxiliadora para falar sobre a sua obra literária, especialmente o livro Jodie e o Cartão da Biblioteca, que fora analisada nas aulas de português.  Esta é uma obra bilingue, em português e inglês, permitindo assim aumentar o vocabulário dos alunos nas duas línguas. Num trabalho conjunto das duas disciplinas, os alunos puderam organizar algumas perguntas colocaram à escritora quer sobre a sua vida pessoal, quer sobre o livro analisado e a sua obra. O diálogo travado entre a Julie e os alunos foi bastante animado.

Julie Hodgson é uma conhecida autora inglesa, que escreve livros para crianças e adolescentes, que já foram traduzidos para várias línguas. A escritora já viveu em vários países, nomeadamente, Alemanha, Malásia, Singapura, Suécia, Líbia, Suécia, Kuwait e atualmente reside em Portalegre. 



março, 2014

SALESIANOS ELEGEM NOVO SUPERIOR GERAL

Pe. Ángel Fernández Artime é o X Sucessor de São João Bosco





26/03/2014: O Padre Ángel Fernández Artime, salesiano sacerdote, foi eleito Reitor-Mor dos Salesianos.

O Capítulo Geral 27 dos Salesianos de Dom Bosco, órgão de decisão máximo da Congregação, elege o Superior Geral e os seus Conselheiros para mandatos de seis anos.

Nasceu a 21 de agosto de 1960 em Gozón-Luanco Oviedo, Espanha. Fez a primeira profissão a 3 de setembro de 1978 em Mohernando, Guadalajara, e a profissão perpétua a 17 de junho de 1984 em Santiago de Compostela, tendo sido ordenado sacerdote a 4 de julho de 1987 em Leão, província da qual é originário.

Em 2009 foi nomeado Provincial da Argentina Sul, com sede em Buenos Aires. Nessas funções teve a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio.







    Contamos com a presença de todos. É tempo de AGRADECER pelo dom que cada          um é nesta Comunidade Educativa.


Na sua mensagem para a vivência da Quaresma, o Papa Francisco, convida-nos a meditar na frase de S. Paulo «Conheceis bem a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza» (2 Cor 8, 9). «A finalidade de Jesus Se fazer pobre não foi a pobreza em si mesma, mas – como diz São Paulo – «para vos enriquecer com a sua pobreza»Não se trata dum jogo de palavras, duma frase sensacional. Pelo contrário, é uma síntese da lógica de Deus: a lógica do amor, a lógica da Encarnação e da Cruz.» Deus atreveu-se… Jesus atreveu-se com o Pai para salvação de todos, de toda a pessoa humana. Atreveu-se por AMOR.

 Gira-volei

Doação de sangue
 
 
 

       Estamos a dedicar esta semana à sensibilização para a doação de sangue. Esta iniciativa é realizada numa parceria com o hospital de Viana, ULSAM, e por isso, no dia 25 de fevereiro, tivemos a oportunidade de cá na escola promovermos um encontro com a equipa responsável pela angariação de sangue no nosso hospital.

 O horário de atendimento dos dadores é das 8h30 às 13h de 2ª a 6ª feira, e das 8h30 às 12h30 ao sábado.  O local é no hospital de Viana ( pedir para ser encaminhado para o serviço de doação de sangue.

 

 
A minha 'Rosa dos ventos'
Como vem sendo habitual, os alunos que frequentam o 7º ano participam no concurso "Rosa dos ventos" promovido pelo departamento de Ciências Sociais. Desta feita, os alunos convidam toda a comunidade educativa a visitar os trabalhos efetuados no hall de entrada.
Deixamos aqui uma pequena amostra. Apareçam!
 
 
 
 
A Propósito de navegar na internet...
 
 
Decorreu na passada sexta feira, no polivalente do Externato Maria Auxiliadora, uma ação de sensibilização à utilização das redes sociais destinada a pais e encarregados de educação. A apresentação ficou a cargo da professora Sónia Cruz e foi uma iniciativa no âmbito do Departamento de Expressões e Tecnologias da escola, que se encontra a trabalhar as potencialidades e riscos associados à utilização da Internet em geral e das redes sociais, em particular com os seus alunos.
Ao encontro responderam sensivelmente 30 pais/encarregados de educação de alunos que frequentam a pré, o 1.º ciclo e o EMA. Foi um momento de reflexão, consciencialização e debate que se exige aos pais e professores numa lógica de parentalidade positiva.
Foi uma iniciativa bastante apreciada pelos presentes pelo que serão delineadas novas ações do género. Obrigado a todos pelo empenho e participação.
 Departamento de Expressões e Tecnologias
 
 


fevereiro, 2014



janeiro, 2014


Corta mato distrital





31 de janeiro
Festa de D. Bosco


Parlamento dos Jovens
O programa "Parlamento dos Jovens" é um projeto que promove o exercício da cidadania, fomenta a discussão de ideias num processo eleitoral de jovens deputados para uma Assembleia Parlamentar, inicialmente ao nível escolar, posteriormente distrital, e por fim, nacional. Tudo se processa através do debate de propostas e da eleição das melhores medidas. Este ano, o desafio lançado é: "Drogas: evitar e enfrentar dependências.”

Este ano letivo o departamento de Ciências Sociais do Externato Maria Auxiliadora decidiu participar no Projeto do Parlamento dos Jovens, desenvolvido pela Assembleia da República.

A campanha eleitoral decorreu entre os dias 20 a 22 de Janeiro, defendendo cada uma das cinco listas as suas propostas, todas em torno do tema proposto (conhecer os resultados da votação).

Os resultados, obtidos através do método de D’Hondt, conferiram à Lista E a eleição de 10 deputados, à Listas B a eleição de 9 deputados, a Lista C a eleição de 7 deputados, a Listas A a eleição de 3 deputado e a Lista D a eleição de 1 deputado.

No dia 24 de Janeiro realizou-se a sessão da Assembleia Escolar com os deputados eleitos. Entre as várias medidas propostas, por cada uma das listas,  foram aprovadas, por junção, 3 medidas a levar à Assembleia Distrital que realizar-se-á entre o mês de Fevereiro e Março.



Proposta Aprovada:
1. Aumento do número de psicólogos disponíveis nos estabelecimentos de ensino, de forma a  aumentar e melhorar o acompanhamento dos alunos ao nível das questões ligadas ao consumo de drogas. Esta medida pretende reduzir o número de Jovens que consomem estupefacientes.

2. Aumentar e melhorar a educação e formação sobre as questões ligadas à toxicodependência, asumindo este tipo de assuntos maior relevo / importância desde o 1º Ciclo de ensino, assim como, nos meios de comunicação social públicos.

3. Legalização de drogas leves, com distribuição e controlo em farmácias, assim como, acompanhamento especializado (médicos e psicólogos) de forma gratuita. 

departamento de Ciências Sociais



Ética Desportiva






Sessão de Sensibilização sobre Ética Desportiva






dezembro, 2013


Formação Salesiana



Bom Ano






Festa de Natal 2013


Thanksgiving Day


O EMA esteve no armazém do Banco Alimentar

Neste ano, o Externato Maria Auxiliadora em Areosa, Viana do Castelo, associou-se ao Banco Alimentar da cidade na Campanha de Inverno e lançou o convite aos alunos do 9º ano, professores e encarregados de educação para se associar à iniciativa.

Naquele domingo à tarde, alunos, pais e professores vivenciaram uma experiência muito gratificante. No armazém do Banco Alimentar, juntos, ajudámos a desensacar, organizar, embalar e armazenar toneladas de bens alimentares. No final da tarde, já noite, cansados, mas felizes por termos ajudado, regressámos às nossas casas. O testemunho dos alunos fala por si:

 

“Foi uma experiência mito gratificante pois senti que podia fazer uma boa ação. Senti que estava a ajudar muitas famílias. Gostei muito e quero voltar a ir”.

 

“Gostei da experiência pois senti que cumpri um dever que tenho para com a nossa sociedade. Isso fez-me sentir bastante bem no fim”.

 
                                                                        Sónia Cruz | Margarida Pinto


FESTA DE NATAL



O teatro veio à escola

No dia 25 de novembro, os alunos do Pré-Escolar e 2º ciclo, tiveram na escola a presença do grupo teatral AtrapalhArte, um grupo bastante juvenil de Coimbra, com a encenação da peça O Príncipe Nabo, a partir do texto homónimo de Ilse Losa.

Duas horas bem divertidas, animadas e com muita interacção com os alunos. Em alguns momentos, eles mesmos foram atores. A peça realçou o valor do amor, que não necessita de mentiras, de vaidades e de aparências.



Obrigada ao grupo teatral AtrapalhArte, pelo profissionalismo e animação da peça.


Escultura oferecida ao Papa Francisco


Jesus sem- abrigo do escultor Timothy Schmalz
«Criei uma figura embrulhada num cobertor fino, velho, áspero. a única coisa visivel são os seus pés, com feridas de ter estado na cruz.»



Exposição de Postais de Natal
Aceita o desafio

novembro 2013






outubro 2013






Pastoral

Semanas missionárias 21 a 31 de outubro

BOOKS FOR ALL

Ajudamos as crianças de Malamulele



Ida ao Teatro - 9 de outubro





Ação de formação promovida pelo programa Escola Segura: Os Perigos da Internet





    No dia 09 de outubro, os alunos do 2º ciclo receberam a visita do Sr. Agente Couto e do Agente Miranda, com o objetivo de promover um diálogo sobre os benefícios e os perigos da utilização da internet. Foram transmitidas pistas claras e práticas para uma utilização saudável dos recursos disponíveis na rede.
    Um agradecimento especial aos Agentes pela disponibilidade

Andreia Oliveira








Reunião com os Encarregados de Educação



Eucaristia de início do ano letivo






Eucaristia - 09h00
2013- 2014




ABRIL





MARÇO



Jogos Nacionais Salesianos


PARA ACOMPANHAR OS JOGOS NACIONAIS SALESIANOS.
Vamos apoiar @s noss@s menin@s





Equipa de voleibol feminina é CAMPEÃ


JANEIRO

Torneio de Gira-Volei



Festa de São João Bosco
31 de janeiro



Contamos com a sua visita

De 30 janeiro a 1 de fevereiro


Janeiras 


Atenção: Concurso Rosa dos Ventos- 7ºAno
Área Alunos


DEZEMBRO



A toda a Comunidade Educativa





FestdNatal 2012








Festa de Natal!


Feira do Livro



Festa na Família Salesiana

(ANS – Roma) – Por ocasião da beatificação da Ir. Maria Troncatti, o P. Pascual Chávez escreveu uma mensagem em que relembra a sua figura e a herança deixada.

Aceito com muito prazer o convite de dirigir uma Mensagem por ocasião da Beatificação da Irmã Maria Troncatti, Filha de Maria Auxiliadora, beatificação que se dará em Macas, Equador, no dia 24 de novembro de 2012.
 
Trata-se de reconhecer, à luz da fé, o evento dessa mulher singular, consagrada, missionária e mãe para todos aqueles que tiveram a graça de se encontrar com ela. É sobretudo o testemunho de quem realmente viveu a paixão apostólica do “Da mihi animas, cetera tolle”, aceitando a exigente ascese do “Trabalho e temperança”, como condição indispensável para “produzir fruto”. Esta FMA na selva amazónica do Equador fez-se “médica” para os corpos e para as almas: enquanto curava e socorria, evangelizava, anunciando e testemunhando a todos o amor infinito de Deus Pai e a ternura materna de Nossa Sra. Auxiliadora. Com a sua Beatificação quer-se fazer viva memória de uma numerosa falange de generosos e heroicos Salesianos missionários e Filhas de Maria Auxiliadora, que na selva amazónica do Equador semearam, por entre lágrimas, suor e, com frequência, com a própria vida, a semente do Evangelho.
 
A Beatificação da Irmã Troncatti é sinal privilegiado do amor de Deus por toda a Família Salesiana, pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora especialmente. A santidade de Família honra a todos os grupos que se identificam na espiritualidade salesiana de Dom Bosco e de Madre Mazzarello. É estímulo a viver com paixão o carisma, e a transmiti-lo às jovens gerações num mundo não apenas cheio de desafios mas também rico de sinais de esperança.

A vida da Ir. Maria Troncatti foi realmente consagrada na verdade, operando a partir de Deus, em comunhão com Jesus Cristo, no amor do Espírito Santo. Uniu-se e conformou-se a Jesus Cristo, renunciando a si mesma e vivendo com fidelidade os empenhos assumidos com a sua profissão religiosa. Graças à sua fé e ao sacrifício constante de si, refulge pela sua extraordinária capacidade de saber conjugar de modo admirável o anúncio do Evangelho e a promoção humana, obtendo frutos de conversão espiritual e de libertação humana e social. Ela pertence ao denso grupo de pessoas, de que brotaram e jorram viçosos rios de vida, repleta como estava do gáudio da fé, vivida na radicalidade da obediência e na força do amor.

É significativo e comovente que a Igreja reconheça de modo oficial, exatamente no ano dedicado à Fé, a santidade dessa sua Filha, tornando-a sinal de esperança para este nosso mundo, pelo qual perpassa e cresce um difuso analfabetismo religioso. Para ela toda a ocasião era oportuna para indicar a salvação em nome de Jesus e de Maria: seja cozinhando, seja assistindo aos doentes, seja medicando, sempre a palavra evangélica era por ela semeada no íntimo das pessoas, que baixava como remédio que cura as feridas e as chagas dos corações e das almas. A sua beatificação ajuda-nos a recordar que as missões possuem o seu centro no Anúncio da salvação no nome de Jesus Cristo.

Desejo enfim recordar que este evento de graça sobrevém na caminhada de preparação ao Bicentenário de nascimento do nosso Pai e Fundador Dom Bosco. A nova Bem-Aventurada encarnou de modo singular o lema salesiano “Da mihi animas, cetera tolle”, através de um zelo e de uma dedicação incondicional pelas almas, até ao dom da sua própria vida. A Ir. Maria preocupava-se pelo homem todo, por suas necessidades físicas e espirituais. Com o seu exemplo e a sua Mensagem relembra a todos os Membros da Família Salesiana que não se preocupem apenas com o corpo mas também com as necessidades da alma do homem. Quantas almas salvas! Quantas crianças arrancadas à morte segura! Quantas meninas e mulheres defendidas na sua dignidade! Quantas famílias formadas e conservadas na verdade do amor conjugal e familiar! Quantos incêndios de ódio e de vingança extintos pela força da paciência e pela doação da própria vida! E tudo isso vivido com grande zelo apostólico e missionário, uma disponibilidade contínua, uma dedicação renovada cada dia aos pés do Altar, uma entrega até ao sacrifício supremo da vida pela reconciliação e a paz.

Que a Bv. Maria Troncatti nos obtenha a graça de corresponder generosamente à vocação cristã. E desperte em nossas famílias e comunidades cristãs e religiosas, o dom da Fé e o empenho por anunciar o Evangelho sobretudo aos Jovens e aos Pobres.

P. Pascual Chávez Villanueva
Reitor-Mor


NOVEMBRO






Missão GANA - FAZER SORRIR





Projeto Geração Depositrão
Colabore connosco






OUTUBRO

GUIMARÃES – CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA
Visita de estudo – 31 de outubro

    Pelas 8h30, a nossa escola partiu rumo a Guimarães. O dia estava solarengo e animado, e os alunos e professores estavam entusiasmados e com uma vontade imensa de ficar a conhecer um pouco melhor a nossa história. 
Chegados a Guimarães, os alunos do 3º ciclo foram visitar o Museu Alberto Sampaio, enquanto os alunos do 2º ciclo dirigiram-se ao castelo de Guimarães a fim de efetuarem uma visita ao mesmo. No final das mesmas, os grupos trocariam de lugar de forma a possibilitar a visita a todos.     No Museu, os alunos tiveram a possibilidade de se encantar com as obras-primas legadas pelos mestres ourives, como o loudel que D. João I envergou na Batalha de Aljubarrota, o tríptico de prata dourada que o mesmo monarca ofereceu à colegiada de Nossa Senhora de Oliveira e outras peças, simpaticamente, apresentadas pelas guias do Museu.     Por volta das 13h00, foi almoço na Penha. Um lugar bonito para a partilha e convívio da nossa comunidade escolar.     Às 14h30, divididos por grupos, realizou-se o peddy-paper pela cidade de Guimarães. Com as folhas e lápis na mão, e de uma forma lúdica, deu-se a possibilidade de conhecer o centro histórico de Guimarães. As ruas viram-se movimentadas pelas correrias e vozes dos alunos que pretendiam responder às questões. Começando pelo Museu Alberto Sampaio, passaram pela Praça da Oliveira, Praça de Santiago, Rua de Santa Maria, Casa do Arco, Largo dos Laranjais, Convento de Santa Clara, Largo Dr. João Mota Prego, Arquivo Municipal, Casa das Rótulas, Largo da Misericórdia, Largo João Franco, Largo da Condessa do Juncal e finalizaram de novo no Museu Alberto Sampaio.     Um dia diferente, onde se conjugou convívio e conhecimento da cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultural. 




CLUBE DE DESPORTO


VISITA DE ESTUDO | GUIMARÃES | 31.OUTUBRO [PROGRAMA]


MÊS DAS MISSÕES

Estamos no mês das missões! 

E para sensibilizar os alunos do 2º ciclo sobre "como é ser um missionário" ou "o que fazem os missionários", recebemos no Espaço Cidadania da nossa escola a Dra. Andreia Soares, facilitadora da INEE (International Network for Education in Emergencies) para a Comunidade de Língua Portuguesa. Foram cerca de 90 minutos de diálogo com os alunos e muitas imagens sobre a realidade de alguns países onde o trabalho missionário é necessário e urgente.  

Fica a  pergunta de um professor: "Quem ganha mais com este tipo de projetos?"

Na resposta de uma especialista: "Nós, sem dúvida, que recebemos sempre bem mais do que aquilo que damos!" 

Seria bom pensarmos sobre isso...



Ranking das escolas

PARABÉNS AOS ALUNOS E ÀS SUAS FAMÍLIAS

POR PRESTIGIAREM PELA QUARTA VEZ A NOSSA ESCOLA!

 Os resultados obtidos no ranking das escolas nacionais vieram mais uma vez reforçar a importância do ambiente e da interação entre a escola e as famílias no processo de educação dos nossos jovens. Pelo quarto ano consecutivo, estamos em primeiro lugar nas escolas do distrito de Viana do Castelo, no que diz respeito aos exames de português e matemática do 9.º ano e em terceiro lugar no que toca ao 6.º ano, sendo estes exames realizados pela primeira vez no ano letivo anterior.

É ainda importante realçar o trabalho exigente e coerente dos professores visto não existirem disparidades entre as classificações internas (notas atribuídas no 3.º período) e as classificações alcançadas nos exames.

Parabéns aos alunos e professores pelo empenho, esforço e dedicação.

Parabéns aos Pais e Encarregados pela coragem e acompanhamento! 

Continuaremos a trabalhar com exigência, acompanhamento e segurança para continuar a fazer a diferença na vida dos nossos alunos!




Consulte aqui!


Campanha Missionária
 

Campanha Missionária | Gana

          Conhece a Nossa Campanha Missionária!




SETEMBRO

 

TEMA ANUAL 2012/2013: Vamos colorir a vida de alegria

Relíquias de 
S. João Bosco em Viana do Castelo
 
 
Relíquias de D. Bosco  em Portugal (ver)
 
 
                                        2011/2012



AGOSTO

S. João Bosco: Peregrinação das Relíquias
5 e 6 de setembro

 clique para ampliar


Vamos receber D. Bosco com a alegria que ele merece!
Contamos com alunos, antigos alunos, pais e comunidade educativa para acolher D. Bosco na nossa cidade!
Aqui fica o hino para ouvir e cantar!



Hórários
Estimados Encarregados de Educação, após uma cuidada reflexão, informamos que no ano letivo 2012- 2013 a escola terá o seguinte horário:

Mais detalhes serão esclarecidos na circular que enviaremos.

Grata pela atenção

A Direção

Manuais escolares 2012/2013



JULHO


Férias de Verão

JUNHO


Papel por Alimentos
Cada pessoa tem um papel importante na construção da sociedade. Vamos contribuir e trocar “Papel por Alimentos”!
Durante as próximas semanas podem trazer os manuais escolares e livros que tenham em casa e os colocar nos caixotes que se encontram junto à secretaria! Ser solidário é Ser pessoa!
 
Férias de Verão [inscrições abertas]
Olá a todos!
Encontram-se abertas (até dia 20 de junho) as inscrições para as nossas Férias de Verão!
Além da praia temos muitas outras novidades! Desde surf, remo, ténis, oficinas, passeios de bicleta, percursos fotográficos... Tanta, tanta diversão que não vais querer perder! Reserva já o teu lugar! Nunca "estar" na escola foi tão divertido!
 
Consulta o programa aqui!
 
 
Arraial 2012
 
 
 


III Marcha de Montanha
 
 
Dia da Criança no EMA
 
Acampamento Nacional
Vem viver esta aventura! Inscreve-te aqui!



MAIO


Nossa Senhora Auxiliadora [24.05.2012]

O dia 24 de Maio é o dia de Maria Auxiliadora, padroeira da nossa escola. Esta data foi assinalada com grande alegria e festa.

Para agradecer a proteção que todos os dias Maria Auxiliadora nos dá foi celebrada uma missa presidida pelo Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, que contou com a participação de toda a comunidade escolar do Externato e também dos nossos alunos do Externato São João Bosco, para além de encarregados de educação, familiares e amigos que quiseram fazer parte desta festa. E porque foi uma festa, a Eucaristia contou ainda com a presença de um empenhado coro, formado por alunos desta escola, que enriqueceu e acompanhou toda a celebração.

        Já de tarde, e depois de um delicioso pic-nic ao ar livre no parque de merendas da quinta pedagógica de Pentieiros seguimos para a visita das Lagoas de Bertiandos e de S. Pedro d’Arcos, em Ponte de Lima. [ver mais]

 

Gira Volei - Um dia giro!

O Voleibol possui ingredientes enriquecedores do vocabulário motor da criança e é nesta linha de entendimento que surge o Gira-Volei, enquanto perspetiva de abordagem do jogo. Esta forma divertida da prática desportiva, promove o papel pedagógico do jogo que é a obtenção de êxito e prazer nas crianças. O projeto foi inicializado em 1998 pela Federação Portuguesa de Voleibol, e conta neste momento com mais de 1700  centros espalhados por todo o país.

 Assim, e tendo em conta que a modalidade de Voleibol é tão popular na nossa escola não poderíamos ficar de fora de um projeto tão grandioso como este.

A adesão foi muito grande por parte dos alunos de ambos os ciclos e a assiduidade e empenho dos mesmos foi excelente durante todo o ano. Assim, foi organizado na escola, um torneio de apuramento das duplas campeãs da escola. Estas duplas, seguiram para o torneio distrital realizado este sábado, dia 19 de Maio, em Valença, onde conseguimos um primeiro lugar e vários outros lugares cimeiros, o que fez deste dia, um momento memorável para todos os participantes. Desta forma também apuramos algumas duplas para a final nacional, que se irá realizar em Castelo de Vide, nos dias 2 e 3 de Junho.

Parabéns a todos os atletas!

 

 


Vamos para a mesa


Concurso Pequeno Grande C - Somos um dos vencedores!

O Nosso Contributo: LIVRO com VIDA

 

 

 

O Comentário do Júri (Bernardo Carvalho, Danuta Wojciechowska, Dora Batalim, Maria Helena Melim Borges,Miguel Freitas da Costa):

 

A ideia de um livro como caixa, tanto pela semelhança do formato como pela descoberta que o seu conteúdo pode revelar, é frequente, e é nela que esta obra assenta a sua proposta. No entanto, consegue de forma criativa expandir a metáfora dando voz a cada página, que fala na primeira pessoa. As quadras inscritas revelam as personalidades cada uma, assim como as ilustrações, todas diferentes, adequadas aos seus diversos caracteres. Adivinhamos aqui os reflexos muito prováveis da subjetividade dos vários alunos que as elaboraram e essa marca autoral é muito relevante no caso deste Concurso.

Agradou-nos ainda o ponto limite em que esta obra consegue manter-se coesa e ser uma narrativa metaficcional em torno da noção de livro.

 

Parabéns a todos os alunos e professores pelo empenho e dedicação!


ABRIL


 

Jogos Nacionais Salesianos - Manique

Decorreram entre os dias 27 e 29 de abril, os Jogos Nacionais Salesianos realizados em Manique e contou com a participação de 26 alunos do nosso Externato distribuídos por 2 equipas de Voleibol e 1 de Futsal. Sendo já a nossa 6ª participação neste encontro de escolas salesianas, todos os alunos estão de parabéns tal foi a forma como competiram e conviveram com os atletas de outras escolas.

Fotos dos JNS

Jogos Nacionais Salesianos - Manique 27-29 abril 2012




Pintar a Liberdade [25/04/12]
Os alunos da nossa escola participaram na atividade "Pintar a Liberdade". E o resultado foi fantástico! Vejam aqui e...

... vejam lá!
Visita de estudo a Foz Côa [20/04/12]
O sítio da Penascosa encontra-se numa grande praia fluvial na margem direita do rio Côa. A nossa visita iniciou-se no Centro de Recepção de Castelo Melhor (7º e 8º anos). Seguimos numa viatura todo-o-terreno, com um guia, por uma estrada de terra por entre os campos plantados com amendoeiras e oliveiras, ao longo de cerca de 6 kms.
Chegados à praia fluvial na margem direita do Côa, numa zona de vale aberto, onde o rio ainda corre no seu curso natural começou a nossa descoberta. Desde o estacionamento da viatura até à última rocha visitada percorremos 300 metros a pé.
A Penascosa é um monte sobre o rio, em cuja encosta se encontram dispersas 36 rochas gravadas, 26 delas com motivos paleolíticos, sendo visitáveis cinco rochas. As rochas gravadas organizam-se em dois grandes conjuntos, um mais a norte, onde se estendem da praia até ao topo do monte, e onde se encontram maioritariamente figuras paleolíticas incisas, havendo também algumas raras figuras do Neolítico e da Idade do Ferro. O outro grupo, onde se desenrola a visita, encontra-se no sector sul, com todas as rochas junto à praia, havendo sobretudo figuras paleolíticas de animais, em picotado e abrasão, representando as várias espécies presentes na arte do Côa.
Os alunos do 5º e 6º ano tiveram a oportunidade de serem arqueólogos por um dia no Museu do Côa ao realizarem uma
Oficina de Arqueologia Experimental. nomeadamente, através da demonstração e experimentação de talhe de pedra; produção de fogo; confecção de cola e corda; aquecimento de líquidos; actividades de caça; realização de gravuras em xisto, etc...
Foi um dia excelente!
Semana das vocações
Esta é a semana das vocações. Anda saber mais aqui!

MJS 2012
Dá Like à vida!
Já está aí! MJS dias 19 e 20 de Maio de 2012 (Fátima).
Abre aqui o desdobrável e faz a tua inscrição! Não percas esta oportunidade!

 

MARÇO


Entrega das avaliações [23.03.12]
Informam-se os encarregados de educação que terça feira, dia 27 de Março, das 13:00 às 18:00h serão entregues as avaliações do segundo período dos alunos.


Festa da Gratidão [10.03.12]

E aqui fica a reportagem fotográfica:

Convite à comunidade educativa para Festa da Gratidão [7.03.12]

Sabias que a Quaresma é um Caminho? [3.03.12]

"O esforço principal da penitência consiste em entrar em nós próprios, onde Deus nos espera" João Paulo II

 (amplia a imagem e conhece o caminho)


Uma Aventura no Externato Maria Auxiliadora [2.03.12]
 

Na passada sexta-feira, dia 2 de Março de 2012, a escritora Ana Maria Magalhães esteve no Externato Maria Auxiliadora à conversa com todos os alunos desta escola e onde revelou, em primeira mão, o nome da próxima aventura: "Uma aventura no sítio errado".(
ler notícia)

FEVEREIRO


Corso Carnavalesco

JANEIRO


Boa Festa | D. Bosco [31.01.12]

Neste dia de festa, em que celebramos vida e a morte de D. Bosco, proporcionamos a toda a comunidade educativa num dia diferente.
De manhã assistimos à Eucaristia celebrada pelo Padre Bruno (Passionista) na Igreja S. Domingos.
Na parte da tarde começamos a entregar as medalhas aos alunos que participaram no corta mato escolar. De seguida, todos os alunos assistiram às adaptações das peças de teatro "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente e "Graças e desgraças da corte de El-Rei Tadinho", de Alice Vieira, interpretados pelos alunos do Clube de Leitura. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de jogar na Playstation da escola em desafios de futebol. 
Foi um dia em cheio! Mesmo à medida de D. Bosco!

101MSDCF.wmv




Na senda do passado [27.01.12]
Nas aulas de História estamos a estudar a Civilização Grega, em particular os géneros teatrais: comédia e tragédia. A nossa professora propôs dramatizarmos excertos de grandes autores clássicos. Aqui fica o registo!
7ºA

Teatro Grego.wmv



Corso Carnavalesco

Visita de estudo à Rádio Geice e à redação do "A Aurora do Lima" [19.01.12]

Na passa da quinta-feira, os alunos do 6º ano foram visitar as instalações da Rádio Geice (90.8 FM) e a redação do jornal que é o mais antigo do continente, "A Aurora do Lima". Esta visita de estudo decorreu no âmbito da disciplina de História, estando os alunos a estudar o aparecimento de diferentes meios de comunicação social na segunda metade do século XIX. 
Foi uma tarde muito animada em que a turma do 6º A teve a oportunidade de conhecer os estúdios da Rádio Geice pelas mãos do diretor, Luís Teixeira, e aí simularem uma entrevista coletiva, bem como serem colocados "no ar" - momento alto desta visita - pelo locutor Pedro Xavier. 
Puderam também conhecer os espaços onde se constrói o bissemanário vianense, fundado em 1855, desde a redação à impressão e condicionamento do jornal. Foi uma tarde interessantíssima em que os alunos aprenderam, divertindo-se.

Leia aqui os testemunhos de três alunos [1 | 2 | 3 ] e veja as fotos!


Formação de professores em Fátima [14.01.12]


Leia aqui os testemunhos e veja as fotos!




2011

DEZEMBRO



483 sorrisos! [30.12.11]

Boas Festas


Festa de Natal do Externato Maria Auxiliadora

Mais uma vez, toda a comunidade educativa reuniu-se no polivalente do Externato Maria Auxiliadora para assistir à tradicional Festa de Natal. Com a participação de todos os alunos desde a pré-escolar ao 3ºciclo, de pais e professores foi possível passar um maravilhoso serão.

Com a peça inédita “Em busca do Natal”, os nossos alunos rumaram à descoberta do sentido do verdadeiro Natal. Com a ajuda de um GPS passaram pela Rua da Ternura, Jardim da Paz, Rua da Verdade, Túnel da Vida, Rua do Amor, Largo da Família  e pela Ponte da Esperança descobrindo assim o sentido do Natal. Parabéns a todos os atores pelo seu empenho e dedicação!

 Boas férias para todos!


Saudação natalícia 
Este ano seria bom reavivar dentro de nós o verdadeiro valor do Natal. E para cada um de nós, Natal é tempo de contemplar o Presépio: o Menino, Sua Mãe e S. José. Contemplando o presépio deixamo-nos envolver pelo silêncio que emerge desta belíssima cena. [ler tudo]

Convite [16/12/2011] 



  II Feira do Livro no Ext. Mª. Auxiliadora [12/12/2011 a 16/12/2011]

    Um livro é um amigo, por isso, inicia-se hoje a II Feira do Livro da nossa escola. É um excelente momento para escolher "um amigo" para nós ou para alguém especial. Não sabia o que oferecer neste natal? Visite-nos na sala convívio da escola e, da grande variedade de livros aos dispor, encontre o que procura!



Concurso da Melhor Viagem ao Sistema Solar [10/12/2011]

Panfleto vencedor disponível aqui.

Motivar os filhos para o estudo | Escola de pais [7/12/2011 ]



Presépios personalizados [1/12/2011]

Pode encontrar o seu presépio na secretaria da escola! Visite-nos!


NOVEMBRO



Dia do Inglês [24/11/2011]

O Dia do Inglês / Thanksgiving Day foram uma vez mais comemorados na nossa escola, com o intuito de divulgar e dar a conhecer a cultura Americana. Esta atividade decorreu no dia 24 de novembro, e consistiu numa exposição de trabalhos elaborados pelos alunos alusivos aos heróis de banda desenhada americanos. Para além disso, e por se tratar do dia de Ação de Graças no EUA, foi igualmente servido aos alunos um almoço típico desta data comemorativa.

Todos os alunos estão de parabéns pelo seu empenho e pela originalidade dos seus trabalhos!

The English Teachers

 
  

Mãos Amigas [15/11/2011]
 

Querida Comunidade Educativa

Sendo nosso lema “Geração para a Solidariedade”, não podíamos deixar de ser solidários com as famílias nesta época natalícia. Por isso, a nossa escola lança a campanha “Mãos amigas” que consiste na recolha de alimentos e artigos de higiene para alegrar o Natal de duas famílias carenciadas da freguesia da Areosa.

A cada turma e grupo docente e não docente será confiado um género alimentício ou artigos de higiene. Como Geração para a Solidariedade, sejamos Mãos amigas para alegrar estas famílias.

 

Pré-escolar: recolha de açúcar, azeite

Turma do 5ºA: recolha de arroz e massa

Turma do 6ºA: recolha de enlatados, leite, queijo

Turma do 7ºA: recolha de sabonetes, desodorizantes, lenços de papel e outros artigos

Turma do 8ºA: recolha de variedade de feijão, grão-de-bico,

Turma do 9ºA: recolha de bolachas e outros biscoitos, bebidas em lata

Professores/Funcionários/ Irmãs: recolha de bacalhau, batatas, e outros artigos

 

Campanha de 21 de novembro a 5 de dezembro
 
Aldeias pré-históricas [14/11/2011]
 

     As disciplinas de História e Educação Tecnológica projetaram em conjunto aldeias pré-históricas. Os alunos do 7º ano estudaram na disciplina de História a evolução do Homem no período do Paleolítico e Neolítico. Em Educação Tecnológica puseram mãos ao trabalho e, em grupos, optaram por recriar um destes períodos: o Paleolítico ou o Neolítico. Vejam o resultado!

 

Um livro por um sorriso!
 
[clique para ler]
 
Magusto na Escola [11.11.11]
Para comemorar o S. Martinho vários alunos criaram quadras alusivas ao dia e realizaram desenhos! Já no dia 11 de Novembro, os alunos do 9º ano organizaram uma tarde lúdica na escola. Além de jogos tradicionais, jogos de futebol e jogos na Wii, organizaram um bar onde, entre outras coisas, venderam castanhas, quentinhas e boas! Vejam aqui a reportagem fotográfica!
A semana dos Seminários [10.11.11]

No dia 10 de Novembro, para comemorarmos a semana dedicada aos seminários, recebemos com muita alegria os sacerdotes Nuno e Carlos, missionários passionistas, que nos vieram falar da vida de sacerdócio e apresentar o seminário diocesano de Viana do Castelo.

Os nossos alunos aprenderam que no seminário, os seminaristas percorrem um caminho para encontrarem e descobriram a sua vocação, pois o importante é “ser feliz”.

No seminário, os seminaristas tem acesso a uma biblioteca, um refeitório, uma sala de televisão, de visitas, de estudo, capela interior e exterior, quartos individuais e pavilhão desportivo, para além de muitos espaços verdes que acolhem todo o edifício.

OUTUBRO 


Halloween [31.10.2011]

A atividade do Halloween foi uma vez mais comemorada na nossa escola, com o intuito de divulgar e dar a conhecer as culturas Inglesa e Americana. Esta atividade decorreu de 31 de outubro a 3 de novembro, e consistiu numa exposição e concurso, com trabalhos elaborados pelos alunos em três modalidades: abóboras, vassouras e chapéus de bruxa.

Toda a Comunidade Educativa desempenhou o papel de júri escolhendo os vencedores das três categorias. A aluna Jacinta Laranjeira do 6º ano foi a grande vencedora na decoração de uma abóbora. Os alunos Bruno Sá, Pedro Costa e Paulo Valdrez, do 7º ano, destacaram-se na categoria da vassoura. O título de melhor chapéu de bruxa coube às alunas Carolina Martins, Inês Passos e Gabriela Pereira, do 8º ano.

Contudo, todos os participantes estão de parabéns pelo seu empenho e pela originalidade dos seus trabalhos!

The English Teachers

Clube de desporto [27.10.2011]

Todas as sextas feiras pelas 13h10, este grupo de alunos reúne-se para as atividades do Clube de Desporto e assim ... [ler mais].


Olimpíadas da Matemática [27.10.2011]

Dia 9 de Novembro de 2011 são as Olimpíadas de Matemática. Participa! Inscreve-te junto da tua professora de Matemática!


Dar Música [25.10.2011]

“Viana Música” dá música ao Externato ... [ler mais]

 

Externato Maria Auxiliadora na vanguarda dos Rankings dos Exames Nacionais [10.10.2011]

 Pela terceira vez consecutiva, o Externato Maria Auxiliadora, em Areosa, alcançou o primeiro lugar nos rankings dos Exames Nacionais do Ensino Básico do distrito de Viana do Castelo, ficando também entre as primeiras cinquenta escolas a nível nacional.

Confira aqui os resultados! ("Para selecionar escolas públicas ou privadas, de um ou mais concelhos, utilize os menus" In Público.pt).


Campanha Missionária [01.10.2011]
"Tijolo a tijolo..." | Gabão


SETEMBRO

Receção aos alunos [12/09/2011]
 
No passado dia 12 de setembro, o Externato Maria Auxiliadora abriu as portas aos seus alunos para o início de mais um novo ano letivo. Foi tempo de conversar, falar das férias, encontrar amigos, professores, funcionários e irmãs! Foi tempo para ouvir e refletir sobre os valores que nos movem, foi momento para refletir sobre o que desejamos para nós.
O próximo ano tem como tema sermos GPS. É isso que juntos vamos construir: uma nova geração para a solidariedade. Solidariedade para com quem está longe e para com quem está aqui, ao nosso lado e que tantas vezes tendemos a ignorar.
A história que foi lida ensina-nos que devemos pedalar e deixar que Deus nos conduza. Quando assim é, tudo é mais verdadeiro.
Bem vindos queridos alunos. Desejamos que o ano que hoje se inicia seja a continuação de um caminho que queremos, seja de felicidade.

Apresentação 2011

Receção aos alunos do 2.º e 3.º ciclos