Serviço de Psicologia

O Serviço de Psicologia (SP) do Externato Maria Auxiliadora presta apoio especializado a toda a comunidade Educativa, visando especialmente o desenvolvimento das aprendizagens e a orientação dos alunos, bem como o seu desenvolvimento psicológico, procurando orientar a sua acão para a promoção e prevenção e, quando necessário, numa perspetiva de remediação dos problemas.

Objetivos

  1. Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal, actuando em parceria com os restantes membros da comunidade educativa.
  2. Apoiar os alunos no seu processo de ensino-aprendizagem e de integração na comunidade.
  3. Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica, no contexto das actividades educativas, tendo em vista a promoção do sucesso escolar e a adequação das respostas educativas;
  4. Apoiar os professores na sua actividade docente, definindo estratégias promotoras da qualidade do processo ensino-aprendizagem e medidas de apoio específicas para alunos com necessidades particulares.
  5. Apoiar os alunos com problemas específicos no domínio da aprendizagem e comportamento em contexto escolar.
  6. Desenvolver acções de aconselhamento psicossocial e vocacional dos alunos e promover actividades específicas de informação, aconselhamento e orientação escolar e profissional;
  7. Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos diversos agentes educativos através da divulgação, organização e realização de acções de formação.
  1. Promover a colaboração e articulação de professores e pais / encarregados de educação no processo educativo, em articulação com os recursos da comunidade.
  2. Participar na implementação do projecto educativo do colégio, contribuindo para a concretização plena dos seus objectivos educativos e pedagógicos.
  3. Acompanhar os alunos da educação especial, elaborando os Relatórios Técnico-Pedagógicos (quando necessário) e os programas Educativos Individuais (conjuntamente com o Director de Turma) e apoiando os docentes e respectivos encarregados de educação


HORÁRIO DE ATENDIMENTO

segunda- feira: 10h00- 12h00

quinta-feira: 09h00- 10h20

Comments